Dos trinta países com a maior carga tributária do mundo (em relação ao PIB), o Brasil é o país que menos “devolve” a seus contribuintes o que é arrecado (VEJA TABELA ABAIXO!!!).

Claro que, em um país com altíssimo índice de corrupção como o nosso, parte do nosso dinheiro vai para políticos e quadrilhas de funcionários públicos.

O maior problema, porém, é que, mesmo que não fosse desviado um único real em esquemas e mensalões e o governo fosse 100% honesto, ainda assim estaríamos muito mal servidos pelos serviços públicos. Ou seja, mesmo que estivéssemos sendo governados por homens honestos, infelizmente, a maioria esmagadora de nossos governantes e legisladores não são qualificados para suas funções e os serviços públicos seriam tão ruins quanto são agora, porém em maior quantidade. A diferença é que teríamos MUITOS mais hospitais!……. sucateados. MUITAS mais escolas!…… e o ensino ainda seria um dos piores do mundo. MUITAS mais estradas!……… = muitos mais buracos e mortes.

Portanto, não basta estancar a sangria desenfreada (e agora explícita e racionalizada) da corrupção. Essa, sem dúvida, deve ser uma de nossas bandeiras como brasileiros. No entanto, precisamos escolher governantes capazes de administrar nossa cidade, estado e o país. Que tenham conhecimento técnico, administrativo, financeiro, etc. Ops……onde estão esses candidatos?

Mas onde estão esses homens?

O grande problema hoje é que homens instruídos e com bom caráter não ousam sujar suas mãos no pântano em que a máquina do estado chafurda, e acabam tendo muito mais sucesso e satisfação atuando no setor privado. Vivemos a cultura do poder pelo poder e não do poder para servir ao povo. Por isso, ninguém se candidata por ter bons princípios e uma enorme vontade de servir, e sim para “SE DAR BEM”.

E como resolver isso quando a cultura do “SE DAR BEM” está impregnada em todas as camadas sociais e o governo, na verdade, é um espelho aumentado do seu povo? Questão complexa e de grande necessidade de debate. Contudo, em minha pequena esfera de atuação, posso humildemente transmitir apenas alguns bons conselhos de homens mais inteligentes do que eu:

O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.”      Albert Einstein

 “Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo.”     Platão

Ranking: Retorno dos Impostos
Ranking: Retorno dos Impostos
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s