Invista em você
Invista em você

Nossa cultura vê com bons olhos o empreendedorismo. Quase todo mundo sonha em ter um negócio próprio. Quase todos querem ser empresários (É chique dizer que é empresário, não é?). Contudo, quando fazemos as contas, vemos que um negócio próprio exige muito investimento e ainda tem o risco de não dar certo. Também não sabemos em qual negócio investir……ficamos confusos. Temos medo……. Então nos conformamos com nossos empregos e seguimos adiante esperando a aposentadoria do INSS.

Se ter um negócio próprio é algo que já passou por sua cabeça, vou propor um investimento infalível!! Invista em você mesmo! Você é seu maior ativo! Você é o cara! (ou a “mina”). Por isso, antes de ficar procurando em algo para investir na imensidão do mundo dos negócios, invista em você primeiro!

“MAS COMO FAÇO ISSO?”

Quando investimos em algo, seja um negócio ou um fundo de investimentos, nosso único objetivo é ter algum retorno financeiro. Então como posso investir em mim mesmo para ter retorno financeiro?

PRIMEIRO – Invista em sua saúde. Isso mesmo! Seu corpo é a máquina que Deus te deu para viver nessa Terra. Portanto, se ela não estiver em plena capacidade, dificilmente você terá energia e a mente tranquila para desenvolver qualquer projeto.

A saúde voltada à qualidade de vida é um tema grandemente abordado atualmente. Alimente-se bem, durma o tempo necessário para se refazer, procure um esporte ou atividade física que te dá prazer e saia do sofá. Atividades físicas proporcionam diversos benefícios, entre eles a redução da ansiedade, perda de peso, maior disposição, melhor humor, etc. Tudo isso vai deixar sua mente alerta a oportunidades e vai te permitir fazer muitas coisas ao mesmo tempo com menos estresse.

Hoje em dia, para ter sucesso, não há mais espaço para vícios. Bebidas alcoólicas, tabaco ou drogas vão minar gradativamente seu progresso e abolir sua felicidade, mesmo que por um momento isso não seja tão aparente.

SEGUNDO – Estude. A grande verdade é que um diploma não vai trazer o sucesso financeiro. Ele vai sim abrir portas. Portanto, estudar vai muito além do estudo formal de uma faculdade ou MBA. Parte do desejo de saber, descobrir, conhecer! A vantagem competitiva proporcionada pelo estudo não se compra nem se consegue facilmente. Seria bom podermos fazer um download de toda a ciência do mundo em nosso cérebro (quem assistiu Matrix viu isso!). Mas o fato é que precisamos buscar isso diariamente, lendo bons livros (não estou falando de livros de romances), assistindo a programas de TV de conhecimentos gerais (Discovery Channel, National Geografic, etc). Estudar economia, política e entender o ambiente à sua volta e os elementos que o afetam.

Quanto mais aprendermos, menos teremos medo. Por exemplo: Porque temos medo da morte? Porque não sabemos o que ela é, de fato (nesse caso espero que demore bastante pra descobrirmos). Porque muitos têm medo do escuro? Porque o escuro limita nossa visão e desconhecemos o que tem adiante.

Portanto, quanto mais estudarmos formalmente ou por conta própria, maior vantagem teremos e o sucesso financeiro será mais facilmente alcançado.

De fato, nosso conhecimento vai nos transformar em uma ferramenta melhor. Você pode encher uma piscina utilizando como instrumento apenas um balde. Você enche o balde na torneira, carrega até a piscina e despeja. Repete esse procedimento dezenas de vezes até que a piscina esteja cheia. Você terá um bom resultado, sem dúvida. Mas e se você utilizasse um cano que ligasse a torneira à piscina? Você teria o mesmo resultado, contudo mais rápido e com menor esforço.

Às vezes na vida, estamos perdendo tempo e dinheiro por nossa falta de conhecimento e nosso esforço parece não dar nenhum resultado.

Terceiro – Utilize seu tempo sabiamente. Conforme escrevi na dica anterior, o grande desafio da vida moderna é saber utilizar o tempo de maneira sábia e produtiva. O tempo é algo extremamente valioso e, para investir sabiamente em nós mesmos, precisamos aproveitá-lo com coisas que tragam valor agregado. O desperdício de tempo é impossível de ser recuperado pois ele segue andando mesmo quando estamos parados assistindo novelas.

Portanto, empregue seu tempo em coisas produtivas. Não estou falando só de trabalho. Muitas vezes o lazer é produtivo. Passar tempo com os filhos e o cônjuge é produtivo. Rever velhos amigos, ler, escrever, ver filmes.

Planeje seu tempo entre trabalho, família, entretenimento, lazer, etc. Ele vai passar e, se não planejar, vai perder muito dinheiro e grandes oportunidades também pois, como diz o ditado, tempo é dinheiro.

——-

Saúde, conhecimento e planejamento do tempo. Esse investimento parece simples, mas só vai funcionar se você sair do sofá e se mexer. O retorno, por sua vez, virá na medida de seu esforço.

Algumas dicas de livros:

Título: Pai Rico, Pai Pobre  –  Autor: Robert Kyiosaki

Título: Quem Mexeu No Meu Dinheiro    –  Autor: Robert Kyiosaki

Título: Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Autor: Stephen Covey

Título: O Poder da Confiança – Autor: Stephen R. Covey (é filho do autor acima)

Do lado direito da página principal do Blog estão alguns sites onde encontrará notícias econômicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s